Monday, May 28, 2007

noivas luso-brasileiras I

Ja la vao mais de dois meses desde a ultima vez que escrevi neste blog… mas muito se passou entretanto… e por isso mesmo resolvi dividir este blog em dois, organizado cronologicamente…

Nao sei como comecar… como muitos me diriam, “porque nao comecas pelo principio?”… nao e ma ideia!

Entao la vai… estive de ferias em Abril. Estive numas ferias luso-brasileiras (dai o titulo noivas luso-brasileiras!).

Dia 4 de Abril, parti do Dubai com a companhia bandeira francesa, com rumo a Paris Charles de Gaule. Dai apanhei outra aeronave da Air France, com destino ao aeroporto de Guarulhos em Sao Paulo, apos atrasos… e mais atrasos… e mais um pequeno atraso… embarquei num voo Gol com destino a Curitiba, no estado brasileiro do Parana!

Quando finalmente abri a porta do meu quarto no hotel Holiday Inn, no bairro do Batel, estava com malas de um lado para o outor ha mais de 34 horas!!! Ja nem sabia o meu nome!!!

Bom, apos um longo merecido descanco, fui explorar Curitiba. Muito… mas muito maior do que eu pensava! Segndo uma Curitibana, uritiba e a cidade para onde todos os brasileiros querem ir vver, pela sua qualidade de vida… incluindo a segurnaca! Como voces saibem, algo bastante apreciado pelos habitants do nosso pais irmao!

No primeiro dia vistei a Opera do Arame. Localizado no parque das Pedreiras, o edificio foi inaugurado em 1992 e o nome foi dado pelo entao perfeito Jaime Lerner a partir das suas formas que lembram uma estrutura de arame, e ao mesmo tempo remetem as salas de opera mais famosas do mundo, como a Opera de paris e o Scala de Milao.

Da Opera parti a pe para o parque Tangua inaugurado em 1996 num local destinado inicialmente para abrigar um centro de recilagme de lixo industrial! Dois anos mais tarde foi inaugurado o jardim Poty Lazzarotto, com um mirante a 65m de altura, cascata e um garnde jardim em estilo frances com canteiros de flores, espelhos de agua.

Nessa noite fui jantar com a Karen (a noiva brasileira) a um restaurante japones onde escolhi o rodizio de sushi! Nao ha palavras para descrever o prazer gastronomico dessa noite!!! E tudo acompanhado com umas sakerinhas de morango (caiprinha feita com sake em vez de cachaca!)

Na noite de 6 de Abril, depois de uma sopinha, num restaurante a alguns quarteiroes do hotel, fui ter com o noivo e respectiva familia, a irma da Karen e mais umas amigas da noiva. A meia-noite aproximava-se e junto vinha uma grande surpresa… a minha melhor prenda dos meus 30 anos… os meus pais!!! E verdade… tinha combinado com os meus pais encontrarmo-nos apos o casamento da Karen, na cidade maravilhosa do Rio de Janeiro… mas a meia-noite do dia 7 surpreenderam-me em curitiba segurando um belissimo bolo de chocolate brigadeiro!

Passei o dia do meu aniversario, com os meus pais, a passear pela cidade de Curitiba. Visitei a baixa la do sitio, o museu Oscar Niemeyer (fenomenal!) e terminei a noite num optimo rodizio tipicamente brasileiro com quase todos os convidados e familia dos noivos!

No oitavo dia do mes de aguas mil, os meus pais rumaram para o Rio e horas mais tarde la fui para o Castelo do Batel celebrar as bodas entre Karen Arakaki (sim, tem nome japones, pois a familia da parte do pai tem origens no pais do sol nascente!) e Nicholas Bray (Australiano).

O local maravilhoso, a noiva linda de morrer! Apos o padre dar como terminada a cerimonia de casamento, a pedido da Karen, fiz uma leitura. O poema escolhido foi da nossa Portuguesa Florbela Espanca!
Por mais duas vezes tive de falar em publico. A primeira na traducao do discurso do noivo, para que a brasilierada entendesse o que ele estava a dizer, e a segunda no discurso do pai Arakaki, para que os convidados de lingua inglesa podessem acompanhar o belissimo discurso!

No dia seguinte bem cedo, parti a bordo da companhia Tam para o Rio de Janeiro.

Foi a minha terceira visita aquela cidade e e de facto a cidade maravilhosa!!! Juntamente com os meus pais, revisitei o Pao de Acucar, o Cristo Redentor, a Lagoa Rodrigo de Freitas, os Arcos da Lapa e visitei novos lugares como a confeiaria Colombo no centro da cidade, a Catedral Metropolitana e a cidade Imperial de Petropolis, para onde fugiu a nossa familia real!

Dia 13 parti a bordo da American Airlines para New York onde apos umas horas de espera embarquei num voo directo da Emirates para o Dubai… mais uma vez, quando abri a porta do meu apartamento ja nao sabia o meu nome! So queria dormir… menos de 24 horas depois tinha de vestir o uniforme e partir num voo directo de 11 horas para a Australia!

No comments: